Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Teletrabalho e Saúde do Trabalhador no Processo Eletrônico, palestra do médico gaúcho Rogério Dornelles

Rógerio Dornelles,médico do trabalho, palestrando sobre Saúde na Plenária da Fenajufe
Foto: Cristina Lemos
A parte mais esperada da tarde de abertura da Plenária da Fenajufe foi a exposição do médico do trabalho, assessor de saúde do Sintrajufe/RS, Dr. Rogério Dornelles sobre o Teletrabalho e as realidades do Processo Eletrônico.

Rogério falou com base nos dados colhidos na pesquisa realizada pelo Sintrajufe/RS com todos os servidores do Judiciário no estado no final do ano de 2011. Os dados são contundentes: o teletrabalho é uma realidade no Judiciário e precisa ser estudado com bastante cuidado, pois os resultados podem ser nefastos à saúde física e mental dos trabalhadores. De acordo com os resultados obtidos, há um índice elevado de insatisfação relacionada ao trabalho virtual, com grande stress dos trabalhadores quanto ao volume de processos, despachos, decisões, pareceres etc.
A realidade da Justiça Federal mudou, o volume de processos aumentou em escala exponencial e a cobrança de resultados não veio associada ao aumento de trabalhadores no quadro, pelo contrário.
Há elevado índice de adoecimento, afastamento em razão de lesões relacionadas ao trabalho (LER/DORT), há automedicação e outros sinais de doenças laborais.

Rogério frisou a importância de se prevenir o adoecimento e a campanha das PAUSAS já lançada pelo Sintrajufe/RS no estado, refletida na Resolução do TRF4ª Região regulamentando essa necessidade, evidencia uma ação concreta que pode ser tomada para proteger os(as) servidores(as) de doenças relacionadas ao trabalho.

O médico salientou, ainda, a importância de se analisar caso a caso as situações de teletrabalho, pois, o que pode parecer muito atraente por um lado, como a autonomia em relação ao horário, pode significar grandes prejuízos à saúde, à rotina laboral e à organização dos trabalhadores.

Nelberto Brum , Cristina Lemos, Felipe Braga, Mara Weber e Barlese Santo - pela delegação do Sintrajufe/RSFoto: Silvana Dal Bosco Pinheiro