Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

107 Baleias Franca avistadas no litoral de Santa Catarina

Comemoro com vocês a notícia de baleias no litoral do RS e de Santa Catarina.
Essa notícia eu li no Jornal Correio do Povo, dia 10 de setembro:

Crédito: pbf / divulgação / cp
O Projeto Baleia Franca (PBF) segue monitorando os exemplares que vêm chegando ou estão em Santa Catarina. No final de semana, no sobrevoo realizado, foram avistados 107 exemplares. O grupo comemorou, pois em julho haviam sido observados 103. O número de filhotes, 51, manteve-se dentro da média. "O mês de julho foi muito acima da média. E, para setembro, o número se manteve dentro das expectativas. Estamos felizes com essa temporada, que é resultado de um trabalho de vários anos do projeto", disse Karina Groch, diretora de Pesquisa do PBF.


Durante o sobrevoo, foi possível observar algumas baleias vistas em julho, entre elas, o filhote de baleia-franca albino, encontrado em Ibiraquera, e que já ganhou peso; a baleia batizada como Olívia, com o filhote nascido este ano; e a baleia encontrada no início de agosto, ferida no Litoral Norte, batizada de Mariscal, e que está bem, segundo os especialistas. "O resultado desse sobrevoo, em que se avistou essas e outras baleias conhecidas, além da grande quantidade de filhotes, demonstra a importância do monitoramento aéreo e a continuidade das nossas pesquisas", disse Paulo Flores, analista ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio.


Fonte: Jornal Correio do Povo - Edição de 10 de setembro 2012, p. 20
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=346&Caderno=0&Noticia=462770

Creche Piu Piu e a Vila Planetário em Porto Alegre

Associação Comunitária dos Moradores da Vila Planetário
Foto: Cristina Lemos

A Vila Planetário se situa entre as Avenidas Santana, Jacinto Gomes e Ipiranga, em um bairro central da capital gaúcha, ao lado do Campus da UFRGS e do Planetário da Universidade, que dá nome à Comunidade.
A luta desses trabalhadores não foi fácil e data do ano de 1988, início do governo de Olívio Dutra na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
A memória dos moradores continua muito viva: na vila não havia condições de habitação e o bairro no entorno não fazia questão de sua permanência por ali.

Lutando muito pelo reconhecimento de suas moradias e pelo direito a um teto digno, com água, luz, esgoto e calçamento, os moradores, em sua essência catadores(as) e separadores(as) de resíduos recicláveis (lixo seco), uniram-se e conquistaram, naquele momento, a construção das suas casas e o reconhecimento do terreno para a construção da
Vila Planetário.

A luta, no entanto, não parou por aí.
Nesses anos que se passaram, formaram a Associação Comunitária dos Moradores da Vila Planetário e passaram a atender as crianças da Comunidade.
A Creche Piu Piu é uma vitória da luta dos líderes da comunidade e uma conquista de cada um e de cada uma dos moradores(as) do local.
As crianças chegam a partir das 7:30 h da manhã, recebem atendimento pedagógico, estímulo ao desenvolvimento físico e cognitivo e fazem as três refeições diárias na escola, retornando às suas casas após as 18 horas.

Tive contato com essa escola através de iniciativas de professoras e de alunas da saudosa Escola Fundação Santa Rosa de Lima, que se localizava na Rua Santa Terezinha, bem perto da Vila Planetário.
Sempre contribuíndo para as campanhas que, de alguma forma a escola fazia, nunca havia chegado aos portões da vila.

Isso tudo se modificou em maio de 2012, quando minha filha Luíza e suas amigas Flora, Ingrid e Júlia fizeram sua primeira visita e trouxeram relatos da situação em que estava a Creche Piu Piu.

Desde aquele momento, contagiada pela energia das gurias e pelo brilho no olhar delas, venho me dedicando ao trabalho voluntário junto à Creche Piu Piu da Vila Planetário.
Busco, com meu esforço pessoal, e através de redes de trabalhadores e de organizações sociais,  que possamos - de todas as formas possíveis - reordenar os laços do Estado para que haja reinclusão das crianças (em primeiro lugar) e de toda aquela população de adolescentes, mulheres, homens, idosas e idosos na sociedade democrática em que vivemos, para que tenham acesso a todos os serviços públicos de qualidade a que têm direito e, mais do que isso, para sejam sujeitos de seus próprios destinos.

http://crechevilaplanetario.blogspot.com.br
Facebook: Creche Piu Piu
Email: crechevilaplanetario@gmail.com
Rua Jacinto Gomes, 683 - fundos
Porto Alegre-RS Fone: 3029 6737

Saudações socialistas a todos e todas!

Cristina Feio de Lemos