Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Calouros das ARTES - UFRGS realizam Entrevista com Wilson Cavalcante, o "Cava"

Atelier da Prefeitura - Centro Municipal de Cultura
Foto: Cristina lemos

Numa ensolarada manhã de abril de 2014, nós, alunos calouros do Curso de Artes Visuais da UFRGS, Martin, Rafael Espíndola, Rafael, Renan e Cristina, entramos no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre para entrevistar o Artista Plástico Wilson Cavalcante.

Desenhista desde piá, contou sua história de desafios e de imagens aos Bixos da disciplina de Fundamentos da Arte, autonomeado "Biscateiro das Artes"

As horas se passaram e as histórias fluíram do mestre Cava aos neófitos, que pouco interrompiam o fluir das crônicas que ele vivenciou.
Obras de Wilson Cavalcante - o Cava






 

 





 Cava contou que, quando guri, "segurava vela" - literalmente - pois ajudava o pai nos trabalhos de eletricista nos momentos em que se desligava a energia elétrica, era necessário segurar a vela acesa até que o trabalho fosse concluído.
Nesses dias, tinha um caderno, com seus desenhos, que lhe acompanhava em todos os lugares, inclusive na obra em que trabalhava com o pai. Até que, em um certo dia, o patrão do pai, encontrando o caderno, perguntou de quem eram aqueles desenhos, ao que respondeu envergonhado que eram seus. Foi quando recebeu o primeiro reconhecimeno de seu talento e ficou então sabendo que o Atelier Livre funcionava ali, perto do ponto de ônibus, na parte superior do Mercado Público de Porto Alegre.





Máquinas utilizadas para confecção das gravuras - Atelier Livre da PMPA
Fotos: Cristina Lemos

Impressionado com o local, passou a rondar a porta e espiar nas janelas o que ocorria lá dentro, tantas vezes... até que um dia, um observador mais atento veio lhe dirigir a palavra e o convidou para entrar.

Desde aquele momento, tornou-se membro do Atelier Livre, aprendendo um pouco do muito que sabe sobre a arte.



Todas as imagens aqui postadas são de autoria e propriedade de Wilson Cavalcante