Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Plenária pró-Conferência de Comunicação - Participe do Ato na Esquina Democrática


Amanhã, a partir das 10h, no auditório do Cpers/Sindicato (Av. Alberto Bins, 480), será realizada uma plenária pró-Conferência Nacional de Comunicação. Participarão representantes de diversas entidades, entre elas o Sintrajufe, Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Sindicato dos Jornalistas, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Correios.

Às 12h, na Esquina Democrática (Andradas com Borges de Medeiros), será realizado um ato público, com distribuição de material à população, chamando para a audiência pública de 3/9 (a partir das 9h30min, na Sala Maurício Cardoso, no 4º andar da Assembleia Legislativa) pela realização da Conferência Nacional.

No final da tarde, às 19h, também no auditório do Cpers/Sindicato, o jornalista Altamiro Borges estará lançando seu livro A ditadura da mídia e participará de um debate sobre a comunicação no Brasil.

Fonte: http://rsproconferencia.blogspot.com/ e www.sintrajufe.org.br

NOTA PÚBLICA do MST sobre ASSASSINATO de ELTON BRUM pela BRIGADA MILITAR


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra vem a público, manifestar novamente seu pesar pela perda do companheiro Elton Brum, manifestar sua solidariedade à família e para:
1. Denunciar mais uma ação truculenta e violenta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul que resultou no assassinato do agricultor Elton Brum, 44 anos, pai de dois filhos, natural de Canguçu, durante o despejo da ocupação da Fazenda Southall em São Gabriel. As informações sobre o despejo apontam que Brum foi assassinado quando a situação já encontrava-se controlada e sem resistência. Há indícios de que tenha sido assassinado pelas costas.
2. Denunciar que além da morte do trabalhador sem terra, a ação resultou ainda em dezenas de feridos, incluindo mulheres e crianças, com ferimentos de estilhaços, espadas e mordidas de cães.

3. Denunciamos a Governadora Yeda Crusius, hierarquicamente comandante da Brigada Militar, responsável por uma política de criminalização dos movimentos sociais e de violência contra os trabalhadores urbanos e rurais. O uso de armas de fogo no tratamento dos movimentos sociais revela que a violência é parte da política deste Estado.. A criminalização não é uma exceção, mas regra e necessidade de um governo, impopular e a serviço de interesses obscuros, para manter-se no poder pela força.
4. Denunciamos o Coronel Lauro Binsfield, Comandante da Brigada Militar, cujo histórico inclui outras ações de descontrole, truculência e violência contra os trabalhadores, como no 8 de março de 2008, quando repetiu os mesmos métodos contra as mulheres da Via Campesina.
5. Denunciamos o Poder Judiciário que impediu a desapropriação e a emissão de posse da Fazenda Antoniasi, onde Elton Brum seria assentado. Sua vida teria sido poupada se o Poder Judiciário estivesse a serviço da Constituição Federal e não de interesses oligárquicos locais.
6. Denunciamos o Ministério Público Estadual de São Gabriel que se omitiu quando as famílias assentadas exigiam a liberação de recursos já disponíveis para a construção da escola de 350 famílias, que agora perderão o ano letivo, e para a saúde, que já custou a vida de três crianças. O mesmo MPE se omitiu no momento da ação, diante da violência a qual foi testemunha no local. E agora vem público elogiar ação da Brigada Militar como profissional.

7. Relembrar à sociedade brasileira que os movimentos sociais do campo tem denunciado há mais de um ano a política de criminalização do Governo Yeda Crusius à Comissão de Direitos Humanos do Senado, à Secretaria Especial de Direitos Humanos, à Ouvidoria Agrária e à Organização dos Estados Americanos. A omissão das autoridades e o desrespeito da Governadora à qualquer instituição e a democracia resultaram hoje em uma vítima fatal.
8. Reafirmar que seguiremos exigindo o assentamento de todas as famílias acampadas no Rio Grande do Sul e as condições de infra-estrutura para a implantação dos assentamentos de São Gabriel.
Exigimos Justiça e Punição aos Culpados!

Por nossos mortos, nem um minuto de silêncio. Toda uma vida de luta!
Reforma Agrária, por justiça social e soberania popular!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Fonte: www.mst.org.br
Fotos obtidas durante a desocupação - divulgação dos jornalistas

Comentário da Cris:
A grande mídia e a Brigada Militar se referem a um "confronto" ou "conflito". Sendo assim, por que os brigadianos a cavalo estão com a proteção do capacete levantada? Reparem, na última foto, o brigadiano com uma espingarda calibre 12.
O companheiro Elton Brum foi atingido pelas costas por tiros de uma arma calibre 12, o que caracteriza a "execução" por parte da BM.
Até quando vamos tolerar os abusos da Brigada Militar e que os movimentos sociais sejam tratados como criminosos?
Enquanto isso, os verdadeiros corruptos ligados ao governo do estado desviam milhões em verbas públicas para o uso particular, como a quadrilha do Detran e os correligionários do governadora Yeda Crusius.
Impeachment Já!
Fora Yeda e fim do autoritarismo no RS

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Seminário de Formação de Mulheres PeTistas


Dia 17 de agosto, a partir das 18 horas, na sede municipal do PT Porto Alegre: Av João Pessoa, 785.
Programação: 18 h - Lançamento da Campanha de Filiação pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT-RS

18:30 h - Analisando a Conjuntura: com as Deputadas Maria do Rosário, Stella Farias e Vereadora Sofia Cavedon
19:30 h - Palestra Psicóloga Martha Narvaz - Lei Maria da Penha
Tecendo redes para efetiva atenção às mulheres vítimas de violência domèstica
20:30 h - Debates e Encaminhamentos
21:00 h - Encerramento

Fonte: PT Porto Alegre

terça-feira, 4 de agosto de 2009

São Paulo realiza a Pré-Conferência de Comunicação

No sábado, dia 1º de agosto, a Comissão Paulista Pró-Conferência de Comunicação realizou a primeira Pré-Conferência de Comunicação. Segue a Declaração Final do Encontro.

Declaração final
Nós, 277 representantes de movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil reunidos na 1ª Pré Conferência Paulista de Comunicação, reivindicamos:

- a garantia de realização da I Conferência Nacional de Comunicação ainda que os setores empresariais se retirem do processo;
- a retomada dos R$ 8,2 milhões previstos no orçamento de 2009 para a realização da Conferência;
- a imediata aprovação do regimento a partir das propostas apresentadas pelos movimentos sociais e entidades da sociedade civil não-empresarial e convocação das etapas municipais, regionais e estaduais;
- a rejeição das “condições mínimas” impostas pelos empresários em relação ao temário e aos critérios de participação;
- que a Conferência debata amplamente a atual situação da mídia e defina políticas públicas de democratização da comunicação, sem qualquer restrição do temário;
- que a Conferência garanta a representação dos diversos setores da sociedade civil sem se submeter às propostas de sobre-representação do setor empresarial

São Paulo, 1º de agosto de 2009.