Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Confecom e o Debate de Comunicação no Brasil



Em clima de muita expectativa e tensão, teve início na noite de segunda-feira, 14/12, a I CONFECOM - Conferência Nacional de Comunicação, no Centro de Eventos Ulysses Guimarães, em Brasília. Distante de ser a conferência desejada pela maioria da população envolvida nas Comissões Pró-Conferência nos Estados, na qual se possibilitasse amplamente o debate a sinalização pela efetiva mudança nas regras de comunicação do país, ainda assim a presença foi massiva nos três segmentos.
A sociedade civil, o poder público e a sociedade civil empresarial vieram para defender seus interesses nos quatro dias de conferência.
A abertura da I CONFECOM teve a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, do Ministro das Comunicações Hélio Costa-PMDB/MG, do Ministro Luis Dulci e Franklin Martins e do Presidente da Comissão Nacional de organização da I CONFECOM, Marcelo Bechara, do Presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer-PMDB/SP, do Presidente da ABRA (Rede Bandeirantes) Saad, Celso Schröder, Coordenador Nacional do FNDC, e, na mesa, a única mulher presente, pela CUT, Secretária Nacional de Comunicação, Rosane Bertotti.

Celso Schröder, a quem coube abrir a conferência, pontuou os momentos que foram trilhados até a chegada a esse momento, com tentativas de sabotagem de empresários como a ABERT, ADJORI e de outras empresas, que não levaram adiante a discussão e organização das regras da Conferência para evitar que se aprovasse uma nova legislação no setor que pudesse eventualmente afetar seus interesses.
O ministro das Comunicações Hélio Costa foi vaiado demoradamentre pelo plenário durante seu discurso, tergiversando acerca de questões centrais para a comunicação, como o enfrentamento direto à concentração de propriedade nos veículos, o mesmo ocorrendo com o representante da Rede Bandeirantes (ABRA).
O Presidente Lula abriu a Conferência com um discurso que não empolgou, embora houvesse clareza do momento histórico em que se realizava o evento. Lula salientou que a importância da conferência estava reconhecida pelo poder público, que se submetia a participar com a representação de apenas 20 por cento do total de votantes, ficando os demais 80 por cento divididos em 40 por cento para a sociedade civil e 40 por cento para o empresariado.

Os trabalhos seguem até o dia 17, quando serão votadas todas as propostas, totalizando mais de 6 mil, vindas das Conferências Estaduais de todas as regiões do país.
Entre os delegados eleitos do Estado do RS estavam Cristina Feio de Lemos, Diretora de Comunicação do Sintrajufe-RS e Vital Barbosa, Ecetista e Diretor da Secretaria de Saúde do Trabalhador do SINTECT-RS.


Veja mais fotos da Abertura da I CONFECOM


Fonte: http://vitalbarbosa.blogspot.com