Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ai, ai, ai: Empurra a Yeda que ela cai! Sentenciam trabalhadoras e trabalhadores na Matriz



Os gaúchos saíram cedo de casa nessa segunda-feira, dia 30 de março de 2009. Os trabalhadores e trabalhadoras se concentraram desde o início do dia na avenida Farrapos em Porto Alegre, em frente à Metalúrgica Gerdau - que atua em 14 países e com mais 300 unidades no mundo - a qual serviu como um símbolo da atuação das grandes empresas nesse momento da crise financeira mundial. Seguiram em caminhada até o centro da capital, onde ficam situadas várias empresas financeiras e bancos internacionais, para marcar que "os trabalhadores não vão pagar pela crise". Em momentos de crescimento e com grandes ganhos financeiros, as empresas e os conglomerados transnacionais não envolvem os trabalhadores na divisão dos imensas taxas de lucro e na aquisição de bens de consumo, ficando o rendimento concentrado em poder de poucos. Nesse momento em que a crise financeira atingiu as bolsas de valores e teve origem no mercado imobiliário estadunidense, a classe empresarial vem se utilizando das variações na economia mundial para trazer o ônus até os trabalhadores, semeando aqui e ali que "as demissões serão necessárias".

Discordando dessa avaliação, a CUT e as demais Centrais sindicais de esquerda mobilizaram para a realização desses grandes atos que ocorreram na cidade e em diversos pontos do Estado e do país.
Nesse momento da história, em que os governos estão sendo chamados a injetar dinheiro da arrecadação pública no mercado financeiro e para salvar bancos, ficou mais do que provado que o mercado não se auto-regula, como preconizavam os economistas. Evidenciou-se com isso que a participação do Estado como indutor do desenvolvimento e como fiscalizador do mercado financeiro é mais do que necessária.
Dentre os presentes, destacamos a atuação do CPERS sindicato dos professores estaduais - com a demonstração da "escola da governadora Yeda Crusius" - um contêiner de sala de aula com a "direção da Mariza Abreu", tendo sido descerrado o pano em frente ao Piratini (veja abaixo).

Citamos algumas entidades, além da CUT: SINTECT-RS, SIMPE, Sindibancários de Porto Alegre, Sindjus-RS, Sintrajufe, Sindsepe, SEMAPI, Sindicato da Alimentação, Sindicato dos Metalúrgicos de Poa, Sindisaúde, Sindiágua, FEEB, Sinpro, Sindppd, etc. Dentre as Centrais estavam a CTB, a Conlutas e a Força Sindical. Pelo movimento social: CMS - Coordenação dos Movimentos Sociais, Marcha Mundial das Mulheres, Via Campesina, MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MTD, MNLM, UNE, Conlute e vários parlamentares e representantes de partidos de esquerda.

Fotos: Vital Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no blog Jornada Tripla. Se tu te identificares, poderemos dialogar.