Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Teatro de Mau Gosto

Companheiras e companheiros:

Li estarrecida a matéria abaixo, veiculada no jornal Correio do Povo no domingo, dia 17/02, Página 15 - Seção Geral.

Eis a matéria:

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 17 DE FEVEREIRO DE 2008

Mentor se emociona


Cezar Busatto, secretário de Coordenação Política e Governança Local, e que segunda-feira assumirá a Casa Civil do Palácio Piratini, emocionou-se durante o painel no qual apresentou a experiência do Orçamento Participativo na capital gaúcha, na quinta-feira.
O representante da Unesco para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, Vincent Defourny, que chamou Busatto para compor a mesa com a expressão 'vossa senhoria, que é a alma desse evento, venha para a mesa', fez Busatto chorar. Ele precisou de algum tempo para se recompor e falar sobre os 20 anos do OP.


Busatto não conteve as lágrimas com os elogios

Comentário da Cris: Vejam bem, estamos diante do maior estelionato ao movimento social e às conquistas havidas pela sociedade portoalegrense durante os 16 anos de governo popular de que já tivemos notícia: a direita se apropria dos royalties concernentes ao Orçamento Participativo.
Como se isso, por si só, já não caracterizasse falsidade ideológica (crime tipificado no nosso Código Penal), essa mesma extrema-direita mau-caráter convoca entidades e representantes internacionais, aos ouvidos dos quais já chegaram as conquistas construidas pelo OP, e expõe em larga escala os imensos ganhos obtidos com a participação do movimento social organizado na administração municipal - como se houvessem participado ou incentivado sua existência em alguma oportunidade. Não há crédito ou menção aos criadores e a quem implementou.
No entanto, companheir@s, nos painéis expostos na Conferência das Cidades, realizado essa semana pelo governo Fogaça, não consta que o desestímulo à participação e à representatividade têm sido a tônica dessa administração. Não consta, também, a imposição administrativa que representou o COREDES no trágico governo (Rigotto) que sucedeu o Governador Olívio Dutra no Estado, desmantelando a recente estrutura que se formara para possibilitar o crescimento do orçamento participativo estadual.
E, dessa forma, companheir@s, meu estarrecimento foi ganhando corpo... Cézar Busatto/PPS chega às lágrimas embalando o filho seqüestrado! Posando de "pai" do orçamento participativo, emociona-se colhendo para si os louros de 20 anos do OP e, para completar, toma o título de mentor (alma) do "evento internacional".
Existe claramente a tentativa de confundir os dois eventos: as fantásticas trocas havidas em todas as edições do FSM em Porto Alegre e esse encontro elitizado que ocorreu nessa semana. Há inserções constantes de propagandas na televisão e norádio que garantem à população que "Porto Alegre sedia grande evento mundial das cidades", incluindo entrevistas de homens e de mulheres presentes.
Tod@s sabemos que à direita nunca interessou a legião de lideranças do movimento popular mundial que aportou na Capital gaúcha desde o I FSM, em 2001. Sabemos que sempre houve desprezo e deboche por parte da imprensa e da oposição - ora omitindo a grandeza do debate envolvido no fórum - ora expondo o banho ao ar livre dos participantes do acampamento do Parque da Harmonia.
Sabemos que apenas o interesse dos setor comercial e hoteleiro veio colocar o FSM na pauta da oposição à prefeitura PeTista. Assim, na última edição do Fórum, as ruas de Porto Alegre foram transformadas em gigantesco parque de souvenirs em toda a extensão sa Avenida Beira Rio, interessados muito mais no conteúdo dos bolsos dos participantes do que na contribuição das experiências a serem compartilhadas nas oficinas, conferências e nos múltiplos espaços de interação do FSM.
Muita cara de pau, companheir@s!
Quem sempre entendeu que o movimento popular é caso de polícia e que as obras de urbanização devem ser realizadas para quem pode pagar, criando taxas e pedágios - agora se traveste de Baluarte do Povo - sob o título de "Coordenação Política e Governança Local", completamente carente de legitimidade e em total desrespeito a toda organização da sociedade que culminou nas plenárias de orçamento participativo e nas suas conquistas, ao longo da administração PeTista.
A população de Porto Alegre, exemplo mundial de organização e de conquistas populares, merece muito mais do que essa pantomima de mau-gosto que interpretou Cézar Busatto/PPS na Conferência dessa semana.
Perdemos tod@s nós com o tipo de política que se empoderou no estado e no município, que apenas alardeia "preservar as conquistas" e na verdade destrói tudo o que o antecedeu.
Está em nós a capacidade de mudar essa realidade nas eleições municipais de 2008.
Bom voto a tod@s @s portoalegrenses!

Saudações socialistas,

Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no blog Jornada Tripla. Se tu te identificares, poderemos dialogar.