|
Domingo de sol no Lago do Parque da Redenção, com a bike
Foto: Vital Barbosa |
Uma aventura interessante é subir na bike aos domingos em Porto Alegre. Há algumas rotas possíveis, que se ampliam pelo trânsito estar bem mais vazio.
Na foto a rota tradicional dos Portoalegrenses, o Brique da Redenção e uma boa pedalada pelo Bom Fim. Começamos ao sair para o almoço e utilizamos para a escolha do restaurante um critério muito simples: paramos no que possuísse estacionamento para bicicletas, foi difícil, pois muitos proprietários não acreditam nessa opção. Escolhemos a Microchurrascaria, na esquina da Venâncio Aires e o Colégio Militar.
Dali seguimos para a Volta do Gasômetro, Edvaldo Pereira Paiva - fechada para circulação de automóveis no seu trecho inicial aos domingos, mas sem nenhum respeito aos ciclistas na parte posterior, após a avenida Ipiranga. Nem aos pedestres e usuários do Parque Marinha do Brasil.
As faixas de segurança foram recapeadas no asfalto e não há sinalização para atravessar a rua, nem nas esquinas do Arroio Dilúvio com a Ipiranga, nem no meio do Parque Marinha. Não há rampas de acesso para ingresso no Parque.
Aliás, notícia importante aos portoalegrenses, especialmente para quem passa pouco na região: foi construída uma nova avenida dentro (no meio) do Parque Marinha do Brasil, provavelmente visando à duplicação da Avenida Beira Rio,
todavia, não foram construídos nenhum rebaixamento ou rampa em toda a nova rua.
Assim, a
Prefeitura de Porto Alegre envia um recado aos pedestres, skatistas, ciclistas e pessoas com necessidades especiais, bem como aos pais com carrinhos de bebê, patinetes, patins ou rollers: VIREM-SE!
Eu mesma, pedalando diariamente em toda a chamada "Ciclovia" que vai da Volta do Gasômetro até a Curva do Clube Veleiros do Sul, após o Shopping, enviei diversas mensagens via email para o poder público municipal, apontando os problemas e pedindo providências. A resposta da SMAM - que administra os parques e áreas verdes foi que não é da sua competência a colocação de rampas ou faixas de segurança. A resposta da EPTC, me tratando por "senhor" foi que possui uma equipe técnica que aponta as necessidades de mudança e que esta aponta para estudos que possam vir a ser feitos e blá, blá, blá - não respondeu nada sobre a solicitação. Ah, a EPTC informou ainda que eu poderia protocolar uma via em papel da minha solicitação no posto endereço tal - claramente um resposta copiada e colada, padrão, sem apontar prazos, responsáveis, nada.
Esse blog denuncia essa situação e recomenda a todos que enviem os emails, telefonem e exijam o atendimento às situações. Para complementar, há uma Secretaria Municipal de Acessibilidade na Capital, a qual eu desconhecia e vi no saite da PMPA. Enviei também a eles os emails.
Seguiremos contando das pedaladas na cidade e pelo mundo.
Quando se pedala se vê o mundo, se vê o outro e se vê a natureza que nos envolve.
Tira o pó da tua bici e vem.
Pedala tu também.
Blog Jornada Tripla
Pedalando por um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário no blog Jornada Tripla. Se tu te identificares, poderemos dialogar.