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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Repercutindo no blog: Triste história de um Professor


Dou publicidade no blog a essa carta, a qual acredito que seja o início de uma discussão inteligente, embora permeada de avaliações pessoais do professor.

Ao final, a quem interessar, coloco algumas ponderações sobre o conjunto do texto, para reflexão.

Cristina Lemos


"Porto Alegre (RS), 16 de julho de 2011

Caro Juremir (CORREIO DO POVO/POA/RS)

Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre , onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio. Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”, resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por outra para “fazer uma social”.

Para rever os conhecidos.

Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos.

Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender' e que o Colégio é um local aonde se vai para estudar. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria mais com ela.

Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretoria da Escola.

Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil!... Isso mesmo!... tive que comparecer no dia 13/07/11, na 8.ª (oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido (“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores'. A que ponto que chegamos? Isso é um desabafo!... Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil.

Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com frequência temas relacionados à educação, ''te peço, encarecidamente, que dediques umas linhas a respeito da violência que é perpetrada contra os professores neste país''.

Fica cristalina a visão de que, neste país:

NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES
NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO
AFINAL, PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTÁ BOM ASSIM

Alguns exemplos atuais:
• Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. Homenageado pela “Academia Brasileira de Letras"...
• Tiririca: R$ 36.000,00 por mês. Membro da “Comissão de Educação e Cultura do Congresso"...

TRADUZINDO: SÓ O SALÁRIO DO PALHAÇO, PAGA 30 PROFESSORES. PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE: CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.

Um funcionário da empresa Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um “ACT” ou um professor iniciante, levando em consideração que, para trabalhar na empresa você precisa ter só o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado? Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00… Moral da história: Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar,formar cidadãos produtivos, etc., etc., etc....

SUGESTÃO: Mudar a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:
Educação Física: Futebol;
Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dos Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento das "Celebridades"
História da Arte: De Carla Perez a Faustão;
Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha;
Cálculo: Percentual de Comissões e Propinas;
Português e Literatura: ?... Para quê ?...
Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.
Está bom assim? ... eu quero mais!...

ESSE É O NOSSO BRASIL ...

Vejam o absurdo dos salários no Rio de Janeiro (o que não é diferente do resto do Brasil)
BOPE - R$ 2.260,00....................... para ........ Arriscar a vida;
Bombeiro - R$ 960,00.....................para ........ Salvar vidas;
Professor - R$ 728,00......................para ........ Preparar para a vida;
Médico - R$ 1.260,00......................para ........ Manter a vida;

E o Deputado Federal?.....R$ 26.700,00 (fora as mordomias, gratificações, viagens internacionais, etc., etc., etc., para FERRAR com a vida de todo mundo, encher o bolso de dinheiro e ainda gratificar os seus “bajuladores” apaniguados naquela manobrinha conhecida do “por fora vazenildo”!).

IMPORTANTE:
Faça parte dessa “corrente patriótica” um instrumento de conscientização e de sensibilização dos nossos representantes eleitos para as Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e Congresso Nacional e, principalmente, para despertar desse “sono egoísta” as autoridades que governam este nosso maravilhoso país, pois eles estão inertes, confortavelmente sentados em suas “fofas” poltronas, de seus luxuosos gabinetes climatizados, nem aí para esse povo brasileiro. Acorda Brasília, acorda Brasil !...

P.S.: Divulgue logo esta carta para todos os seus contatos. Infelizmente é o mínimo que, no momento, podemos fazer, mas já é o bastante para o Brasil conhecer essa "pouca vergonha". As próximas eleições estão chegando!"

Fonte: Grupo de discussão csd-debates


Comentário da Cris, Jornada Tripla:

Gente, em que pese haver dois textos em vez de apenas um, coloco aqui alguns pontos para ponderação:
Muitos não sabem, porém tenho formação superior de PROFESSORA, com habilitação para lecionar no fundamental e médio, disciplinas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e estrangeira.

De pronto me solidarizo com a situação vexatória a que foi submetido o professor Maurício Girardi.
De forma alguma eu pactuaria com a posição equivocada da aluna em trazer para a esfera policial o acontecimento corriqueiro de sala de aula, subvertendo completamente a relação professor-aluno e aluno-professor e brincando de marionetes com o sistema de investigação policial. Se o depoimento do professor é verdadeiro e a situação que ocorreu foi esta, lamento profundamente que a nossa polícia civil seja chamada a fazer parte desse tipo de situação e que tenha causado semelhante constrangimento ao professor.
No que tange aos desabafos do colega professor, temo que esse pensamento - vindo de uma justa indignação - acabe cambando para o campo das reclamações rançosas, preconceituosas (às vezes) e descabidas.
Respeito profundamente a opinião externada, aliás, o desabafo do professor, contudo, gostaria de discordar de várias das afirmações dele.

Discordando:


Ronaldinho gaúcho e ABL
Não creio que a Academia Brasileira de Letras represente os anseios e o pensamento intelectual do Brasil. Assim sendo, a atitude de homenagear a um jogador de futebol com um prêmio daquela Academia somente reflete a atitude daquela cúpula, descolada – como sempre - das diferentes realidades da pátria amada Brasil.

No meu entender, a crítica devesse ter sido direcionada à imprensa e aos meios de comunicação do país, ocupados que estão em entrevistar, visitar e conceder glamour e status aos jogadores de futebol, cantores e cantoras, atores, atrizes, modelos e as ditas celebridades, transformando nossos jornais, revistas e programas de televisão em tablóides e dando as costas aos movimentos sociais reivindicatórios, com cunho transformador e calcados na realidade do povo brasileiro.

Serviços Públicos no Brasil
Também acho que cabe uma REFLEXÃO DURA acerca do constante desvalorizar do serviço público – relacionado nos salários, na falta de capacitação, na falta de perspectiva, na não abertura de novos postos de trabalho (leiam-se CONCURSOS PÚBLICOS) e no sucateamento de todo o sistema relacionado ao desenvolvimento do Estado.

Eis a razão básica pela qual eu me coloco – desde sempre – contrária ao Estado mínimo e contrária a qualquer tipo de terceirização de serviços. Nisso se inclui a rapinagem das empreiteiras para a Copa do Mundo de 2014 (mas disso eu falo em outra postagem).

Presença forte e atuante do Estado
Tive a oportunidade de ver a presença forte do Estado como indutor do desenvolvimento, como impulsionador e responsável pela rede de SAÚDE PÚBLICA, EDUCAÇÃO PÚBLICA, SEGURANÇA PÚBLICA, estradas e ruas, parques e estacionamentos com GESTÃO PÚBLICA, aliados ao TRANSPORTE PÚBLICO e à taxação da bebida, do tabaco e do jogo, no Canadá, e ver que esse mundo é possível e concreto para quem vive naquele país.

Deputado Tiririca e o Sistema Democrático de Representação
Acho que o tiro no Deputado Tiririca também não era dirigido a esse alvo. E escrevo assim: deputado com letra maiúscula, pois trata-se de um parlamentar eleito pelo voto popular em um sistema democrático. Qualquer outra ponderação acerca de sua alfabetização (ou não) ou acerca de sua profissão ou da popularidade que o levou até lá, na minha avaliação é preconceituosa e tardia.

Parlamento e Parlamentares
Aliás, para finalizar essas ponderações, que podem vir a ser enfadonhas para quem estiver lendo, eu defendo sim esse SISTEMA DEMOCRÁTICO. Democracia representativa, baseada no voto direto para todos os cargos parlamentares das esferas municipais, estaduais e federal e, não apenas isso, defendo também a eleição pelo voto direto de todos os cargos do executivo municipal, estadual e federal, como está descrito pela nossa Constituição da República Federativa do Brasil.

Eleições, sim
Aliás (II), DEFENDO também a eleição direta para os cargos de DIREÇÃO de escola (não concorda, professor?) e quiçá, estudemos também formas de eleições democráticas para cargos de gerenciamento e gestão nos setores públicos, como Secretários Municipais, de Estado, Ministros e, trazendo a sardinha para o Poder Judiciário, eleições para Diretores(as) nos Cartórios e Secretarias das Varas e Tribunais no âmbito do Judiciário. Por que não?

Se não concordamos com a forma que a nossa democracia se desenvolve e com a maneira que a elite se apropria dos cargos em cada eleição, eis aí um bom momento para refletirmos sobre nossa postura PÓS-ELEIÇÃO e sobre como agimos em relação aos nossos candidatos eleitos. Sabemos quem são? Votamos nas pessoas ou nos programas que eles possam vir a defender atuando naquele cargo? Fiscalizamos nossos candidatos na vida pública? Tornaríamos a votar neles? Sim! Por quê? Não! Por quê?

Discutindo estética
Quero deixar aqui um abraço ao PROFESSOR AVILTADO (como está intitulado o documento no email) e propor uma rodada de suco ou refri em algum bar ou restaurante da cidade (pois sabem, eu não bebo, mesmo), para que, ao cabo, pudéssemos ter uma longa conversa acerca do que é válido e sobre o que não é, a respeito da educação, do antigo, do clássico, do moderno, do popular e das estéticas de cada uma das épocas da humanidade, em constante transformação.

Saudações!

Cristina, mulher, trabalhadora, sindicalista, feminista e muito, muito indignada com o descaso com os servidores e os serviços públicos


 



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