Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

segunda-feira, 18 de março de 2013

VI Congresso Estadual do Sintrajufe - dias 24 e 25 de novembro de 2012, Porto Alegre

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2012, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, ocorreu o VI Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, agregando os servidores e servidoras das Justiças Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar no estado.

Não foi fácil aglutinar a categoria no período que antecedia o final do ano e houve muitos delegados e delegadas que, mesmo após terem sido escolhidos nos seus setores de trabalho, não puderam se deslocar até a capital.
Desta forma, a direção do sindicato, após ponderações e reuniões com grupos políticos que formam a base da categoria do judiciário, optou por submeter ao Plenário o adiamento da eleição de delegados e delegadas ao 8º Congrejufe. Com o quorum existente no Congresso Estadual, a categoria perderia de eleger 13 delegados ao congresso eleitoral da federação, o que não seria justo com a representatividade do sindicato do RS no cenário nacional.

Também foi levado à mesa de organização a possibilidade de vir a ser discutida judicialmente a eleição dos delegados no Congresso, em razão de aditamento ao Edital de convocação publicado em jornal de grande circulação e os prazos estatutários do Sintrajufe.
Assim, apesar de algumas manifestações contrárias, no calor do momento, a decisão da categoria presente no Congresso Estadual foi a de adiamento para assembléia geral em março de 2013, prazo final estabelecido pela FENAJUFE para a eleição dos(as) delegados(as).

Mesmo assim, a semana foi de muito trabalho para os funcionários e direção do sindicato: houve o Encontro do Núcleo de Aposentados e o I Encontro Estadual de Saúde da categoria, nos dois dias que antecederam o Congresso Estadual.

O Encontro Estadual de Saúde foi um grande marco na história do Sindicato, pois foi o momento em que se apresentou à categoria a pesquisa geral entre servidores do RS, a única pesquisa séria com dados concretos colhidos junto à categoria do JUDICIÁRIO FEDERAL no contexto laboral do processo eletrônico como ferramenta de trabalho.


Apresentação da tese do Coletivo Viva Voz, com Thomaz, Mara e Silvana, da direção do Sintrajufe/RS.
Foto: Cristina Lemos
 Após os debates relacionados à Conjuntura e à carreira, houve o painel acerca da Previdência Complementar e suas regras de funcionamento, ainda muito nebulosas para entendimento, mas com data para início na vida dos servidores.




















Ao final do Congresso Estadual, a categoria ainda pode se aproximar dos conhecimentos adquiridos na Cultura Popular que pulsa no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, e que funciona no imóvel cedido pela categoria ao Ponto de Cultura e telecentro, na Capivari, Zona Sul de Porto Alegre.
Após contar rapidamente a história do ponto e das diversos projetos que ali vem tomando forma, com a participação da comunidade do Cristal, houve um momento muito tocante, com o som do instrumento "sopapo" e considerações sobre a sua origem, no seio da cultura africana e gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no blog Jornada Tripla. Se tu te identificares, poderemos dialogar.