Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Marcha Estadual de Lésbicas aconteceu na Redenção


No domingo dia 31/08, houve um evento no Parque Farroupilha em Porto Alegre, o qual culminou com a Marcha Lésbica de Poa e III Marcha Lésbica Estadual.
Estavam presentes, além de representação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, muitas entidades do Movimento Feminista e sindical, cito aqui algumas:
CUT, Federação dos Bancários, Sintrajufe, Sindicato dos Bancários de Poa, Themis, Marcha Mundial das Mulheres, Liga Brasileira de Lésbicas, Semapi, Cpers sindicato, CTB, Grupo Hospitalar Conceição, Coletivo de Mulheres da CUT-RS, Coletivo de Mulheres da UFRGS, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do RS, Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras, NUANCES, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde - NUPACS/UFRGS, Rede Feminista de Saúde, SINDSEPE-RS, SINDISAÚDE - RS, SINDISINDI, SINDSPREV - RS, SINTTEL, Sec. Mulheres do PT, UJS, etc.

A Marcha Mundial das Mulheres realizou a sua tradicional batucada, com gritos de ordem em defesa da legalização do aborto seguro e pela descriminalização das mulheres que praticam aborto. Pela Marcha, a companheira Marilise Fróes deu o recado, denunciando os casos de violência contra as mulheres em todos os segmentos da sociedade.
Em fala pelo Sintrajufe, uma das entidades que estimula a discussão e a denúncia quanto ao preconceito contra a orientação sexual nos locais de trabalho, a Diretora Cristina convidou os presentes no Parque da Redenção a se agregarem à caminhada, pois era uma manifestação em defesa dos direitos humanos, papel de qualquer sindicato que possua compromisso com sua categoria. Ao final, a Diretora chamou a população - que contava milhares de presentes no parque naquele domingo de sol - a se apropriar da discussão existente em torno da realização da I Conferência Nacional de Comunicação e da possibilidade dee transformação da sociedade que possui o debate contido nesse processo conferencial.

A companheira Denise da FEEB-RS salientou que as mulheres recebem salários menores do que os homens pelo exercício das mesmas funções e que o censo dos banqueiros aplicado nos funcionários não incluía a pergunta acerca da orientação sexual.
A caminhada das Lésbicas reuniu vários matizes da sociedade, pois a invisibilidade que é imposta às companheiras facilita a violência e o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no blog Jornada Tripla. Se tu te identificares, poderemos dialogar.