Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

terça-feira, 29 de abril de 2008

Ecetistas discutem formas de Análise de Conjuntura e Imprensa Sindical


No final da manhã de domingo, no I Encontro de Atendentes Comerciais na Subsede, houve a colaboração do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS – Sintrajufe, com a presença da Diretora de Comunicação e Imprensa, Cristina Feio de Lemos. A dirigente abordou a história da organização dos trabalhadores e trabalhadoras no país, de 1968 – do AI-5 (proibição de associação e de organização política) até o ano de 1988 – ano da promulgação da Constituição da República.
Alertou para o tratamento concedido por parte da mídia das redes de televisão, rádios e jornais às organizações da classe trabalhadora, nos quais as greves, paralisações a ações são associadas a “crimes”, “tumultos” e “badernas”. Utilizando as lutas recentes dos Ecetistas como exemplo, Cristina, demonstrou que as diversas mobilizações têm legitimidade, causa e objetivos definidos, o que nunca é explicitado pelos meios de comunicação. Assinalou a importância dos veículos da imprensa sindical, como os boletins, jornais sindicais, sites e blogs assinados para expressar as batalhas dos trabalhadores e expor seus motivos, dialogando de forma mais aberta com o restante da sociedade.
A análise de conjuntura, sistematizada por Herbert de Souza, no livro Como Fazer Análise de Conjuntura, sucedeu a explanação, para propiciar o desenvolvimento de técnicas de leitura dos quadros sócio-políticos e culturais do dia a dia dos Ecetistas e aprofundar os níveis de análise de ameaças e de oportunidades em cada contexto.

À tarde, com a colaboração do Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual – Sindjus/RS, o painel foi do advogado Jéverton Young, que possui especialização na área de defesa de direitos de trabalhadores e de trabalhadoras, o qual focalizou o Assédio Moral nas relações de trabalho.

Fonte: http://vitalbarbosa.blogspot.com