Blog de Cristina Feio de Lemos, Mulher, Trabalhadora, Artista Plástica, Mãe - servidora pública - e Sindicalista. Visite http://arrabaldesdetinta.wix.com/diariodasartes No ar há mais de sete anos, conto aqui algumas experiências e opiniões, divido ideias e compartilho momentos. Um outro mundo é possível se a gente quiser! Envie sua sugestão ou comentário para o email: mulhersindicalista@gmail.com. www.facebook/crislemos
Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla
terça-feira, 29 de abril de 2008
Palestra aborda lutas Feministas na Serra
Nesse domingo, dia 27/04/08, reuniram-se na subsede da Serra vários colegas da categoria dos Correios a fim de debater assuntos concernentes aos Ecetistas.
Na parte da manhã, houve o painel da colaboradora Mônica, que atua na Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência em Caxias. A advogada, especializada no atendimento às mulheres, esclareceu que o roteiro da violência doméstica tem três fases: a tensão, a agressão e a “lua-de-mel”. Falou que pode haver elementos que provocam o tensionamento, como álcool e drogas, agravando o quadro. Relatou que, após as agressões verbais e físicas, há uma série de tentativas de compensação, por parte do agressor, caracterizando o que chamou de “lua-de-mel” (normalmente precedidas de declarações de amor e de presentes, com promessas de mudança de atitude). Salientou que a violência doméstica e a humilhação das mulheres no ambiente doméstico atingem todas as classes sociais. Mônica lembrou que a mulher estabelece uma dependência emocional e, muitas vezes, dependência financeira com o agressor, o que pode dificultar a tomada de atitude e retardar a ajuda especializada.
Deixou o alerta a todos e a todas os presentes de que, identificada a situação de risco, nos casos em que crianças abaixo de 18 anos estejam envolvidas nas agressões, toda e qualquer pessoa que tenha conhecimento da violência pode e deve acionar o conselho tutelar mais próximo, sendo garantido o anonimato do denunciante.