Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eleição da nova direção da Central no Congresso Estadual da CUT


A CUT realizou nos dias 19 a 21 de junho, em Mariluz, o terceiro maior Congresso Estadual do país, estando o Estado de São Paulo e o Ceará ocupando os primeiros lugares em quantitativo nas delegações. No RS, mais de 600 delegados vieram de diversas partes do interior e da Capital a fim de representar os ramos do trabalho do campo e da cidade na eleição da nova diretoria da Central Única dos Trabalhadores. A solenidade de abertura se deu na noite do dia 19, sexta-feira, em que estiveram presentes representantes da CUT nacional e das demais Centrais de Trabalhadores de esquerda. Estavam presentes companheiros e companheiras do Movimento Social organizado, como Claudia Prates, da Marcha Mundial das Mulheres e Elvino Bohn Gass, Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores e Vera Guasso, pelo PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.
A corrente sindical interna da CUT, a CSD, CUT Socialista e Democrática, apresentou, desde o início dos trabalhos do Congresso, teses expondo suas posições, adquiridas em vários foros de debate interno, enriquecendo a formação nas área de atuação da Central. A tese da CSD, intitulada "A CUT PODE MAIS", trouxe análise de conjuntura internacional e nacional e apontou diretrizes para as lutas dos trabalhadores(as).

Na exposição das idéias, a CSD caracterizou sua oposição à atuação da atual direção da Central Única dos Trabalhadores, a qual está nas mãos da corrente Articulação Sindical.

A tese da CSD, assinada também pela Esquerda Democrática e pela Articulação de Esquerda e companheiros(as) independentes, trouxe enfoque direcionado à necessidade de reforçar o protagonismo da Central e à correta orientação para luta e debate no conjunto da classe trabalhadora, visando ao crescimento e ao enriquecimento da ferramenta. Durante o Congresso, houve avaliação e balanço da gestão 2006-2009 da CUT e, pela CSD, falaram a Presidente do CPERS/Sindicato - Rejane Oliveira e, pela Federação dos Sindicatos da Alimentação, Paulo Farias.

A tese da CSD foi apresentada pelo companheiro Mauro Salles, candidato a Presidência da CUT, por Éverton Gimenis, ambos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre; pela companheira Nelci, do Sindicato dos Enfermeiros e pelo companheiro Claudio Augustin, do SINDSEPE-RS - Sindicato dos Servidores Públicos do Estado. Foram apresentadas pela Corrente CUT Socialista e Decmocrática diversas Resoluções apresentando propostas políticas de ação direcionada nos temas Meio Ambiente apresentada pelo companheiro Paulinho do SEMAPI, e Software Livre, sobre Saúde e Condições de Trabalho, pela companheira Nelci do Sindicato dos Enfermeiros, sobre Combate à Discriminação Racial, pelo companheiro Manoel do Sindicato dos Aeroviários, sobre Formação Sindical por Cristina do Sintrajufe, sobre Políticas para Mulheres, por Denise da FEEB-RS Federação dos Bancários e sobre Juventude, pela companheira Tati dos Municipários de Caxias.
A chapa 2 - A CUT PODE MAIS, obteve a votação de 42% e, com esse índice, 06 cargos na Direção Executiva da CUT.
A chapa 1 obteve 57% dos votos dos delegados e ainda possui maioria na direção.
A Diretora da Secretaria de Comunicação do Sintrajufe, Cristina Lemos, delegada ao CECUT e ao CONCUT - Congresso Nacional da CUT, será uma das diretoras da CUT-RS.

Fotos: Rosa do Sindjus-RS e Vital Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no blog Jornada Tripla. Se tu te identificares, poderemos dialogar.