Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

sexta-feira, 23 de março de 2012

A Placa dianteira e a perna esfolada

Washington Luiz após 30 minutos de chuva em 14-03-2012
Foto: Cristina Lemos

Resolvi escrever esta matéria para poder ser solidária com todas(os) as(os) portoalegrenses que passaram por algum transtorno em razão da enxurrada do dia 14-03-2012.

Precisamos utilizar o carro na parte da manhã, logo após o início das chuvas torrenciais que caíram em Porto Alegre.
Chegamos a ir até a porta do prédio uma primeira vez e tivemos de retornar para tirar os sapatos e calçar chinelos de dedo e, também alguma roupa que pudesse ficar submersa, tamanha lagoa que se formou diante de nossos olhos, em pleno centro da capital gaúcha.
Ao sair com o carro da garagem, cometi um erro simples, mas que comprometeu todo o nosso final de semana: não subi a primeira rua, Vasco Alves e segui pela Demétrio Ribeiro até a General Portinho.
Trecho sem calçada na curva do antigo Estaleiro Só, na Padre Cacique.
A prefeitura chama isso de "Ciclovia".
Foto: Cristina Lemos

Da Washington Luiz em qualquer direção, o estrago estava feito: água na altura das portas do carro e tive de tomar uma decisão rápida e arriscada: seguir pela Washington Luiz até a frente da Faculdade de Administração da UFRGS, entrando na primeira rua, a General Auto.

Amigos, nosso carro quase boiou... engatei uma primeira e acelerei sem parar até chegar em um lugar mais seguro. Ainda tomei mais um susto quando, ao converter de volta para a Demétrio Ribeiro, a direção endureceu e o carro dava sinais de ter morrido... Acelerei de novo, instintivamente - lógico, e o alívio foi grande quando ouvi o salvador ronco do motor.

Passado este primeiro susto, ainda não consegui ir até onde deveria, deixando meu passageiro (Vital) branco de nervoso com o susto, em plena Praça da Alfândega, ainda sem chegar ao seu destino. Optamos por ele ir a pé, pois não conseguiríamos vencer o trânsito em tempo.

Retornei passando por dois trechos de ruas- agora sim - trafegando pela contramão, para não ter de passar novamente por dentro do rio que se formou com a chuva em toda a área baixa do Centro de Porto Alegre.

Quando fomos utilizar o carro novamente, não notamos nada demais. Fomos alertados pelos amigos do estacionamento: o carro estava sem a PLACA DIANTEIRA.

Sexta-feira, 4 horas da tarde, corre para cá, corre para lá, 17 horas o trânsito cerra as portas e não há expediente ou plantão no sábado e domingo.
Fiz a ocorrência na internet para me assegurar de que não haveria problemas ao rodar com o carro. Todavia, consultando a legislação, verificamos que o carro NÃO DEVE RODAR SEM A PLACA DIANTEIRA e que, se o fizer, é infração gravíssima com possiblidade de apreensão do veículo.

Trecho da Av. Beira Rio reservado aos automóveis, perto do Museu Iberê Camargo,
sem manutenção.
Foto: Cristina Lemos

Resultado: fim de semana em que estava programado um super passeio até a Serra Gaúcha, com parada obrigatória em São Francisco de Paula e o Passeio ciclístico da APA - no dia 18 de março, na Rota do Sol, cancelado.

Resolvemos nos divertir por Porto Alegre, pedalando naquilo que a governança local chama de "ciclovia" e que não vê manutenção há muito tempo.

Na manhã de sábado, quando fugia do brete que se forma na Padre Cacique, na região defronte ao que era o Estaleiro Só, não há calçada, não há acostamento, não há pista trafegável para pedestres, ciclistas, cadeirantes, NADA!.
Saímos com as bicicletas para a pista de rolamento e trafegávamos na direita da via.

Quando tentei retornar pelo rebaixamento da calçada, defronte ao Barra Shopping Sul, a rampa tinha desnível e o pneu da bike trancou na subida (erro meu...)
Podem rir: desabei no chão e vi a importância do equipamento de segurança. Não esfolei as mãos porque usava luvas, mas a perna direita não teve a mesma sorte. Desfilei a semana toda com a canela em carne-viva... mas, ah, quem pedala sabe que em alguns dias isso já passou.

Aliás, só pra complementar: passou naquele dia mesmo - voltei a pedalar na mesma noite e mais ainda no dia seguinte, pois nosso grupo ciclistas em família passou mais três ou quatro vezes naquele mesmo trecho fatídico.

Foto: Pseudo ciclovia de Porto Alegre, seus buracos e desníveis, por Cristina Lemos.