Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

domingo, 7 de setembro de 2008

Curso de Oratória e de História das Centrais Sindicais no Brasil


O escritor e pesquisador italiano Vito Gianotti voltou a Porto Alegre para ministrar três dias consecutivos de curso aos trabalhadores e trabalhadoras no Estado.
Membro do Núcleo Piratininga de Comunicação Sindical, Vito foi convidado pelo Sintrajufe para o segundo módulo do Curso de Formação (o primeiro ocorreu no mês de novembro de 2007 - ver notícia no blog http://mulheresindicalista.blogspot.com/2007/11/vito-gianotti-em-porto-alegre-em-curso.html) que contou com Oratória e História das Centrais Sindicais no programa, de 28 a 30 de agosto, na Federação dos Bancários.
O NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação, possui sede no Rio de Janeiro e o ativistas que compõem o núcleo assim se definem:

NPC — Quem somos
Somos um grupo de jornalistas, professores, formadores, ativistas sindicais e de movimentos sociais vindo de várias experiências, e residentes em vários estados do País. Nosso ponto de partida é a certeza de que sem comunicação não há possibilidade de os setores populares lutarem pela hegemonia na sociedade.
Acreditamos que os trabalhadores e os setores populares precisam aperfeiçoar-se constantemente em sua comunicação para alcançar seu objetivo de construção de uma nova sociedade. Apresentamos a esses grupos sociais nossos conhecimentos adquiridos por meio da nossa formação específica e da nossa prática social. (www.piratininga.org.br)

No dia 29 de agosto, a ênfase do Curso de formação do Sintrajufe foi o fortalecimento da luta dos trabalhadores em todo o mundo, em face do crescimento do capitalismo e da exploração da mão de obra, resultando nas organizações nacionais e internacionais representativas dentro e fora do Brasil.
O módulo contou com a prsença de vários colegas do interior do Estado, de cidades como Osório, Pelotas, Rio Grande e da Região Metropolitana.
No sábado, dia 30 de agosto, a palestra da Jornalista Denise Assis, sobre a Mídia e o Apoio ao Golpe Militar no Brasil, tratou de vários temas históricos da época, com relatos contundentes sobre a tortura no Brasil. O painel tocou a todos os presentes pelo seu conteúdo e pela forte carga de emoção que o tema carrega.
Preparem-se para os próximos módulos e próximos Cursos de Formação do Sintrajufe - sdão abertos e gratuitos - os sindicalizados terão as despesas pagas de deslocamento e de hospedagem pelo sindicato.
Participe!

Sintrajufe completa 10 Anos - VENHA CONSTRUIR ESSA LUTA!