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segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Comunicação Sindical e a disputa pela hegemonia


(...)Hoje a imprensa sindical cresceu muito. Em 1994, nos meios da CUT, havia um número aproximado(...) Eram sete milhões de boletins/ou jornais por semana. Um total de trinta milhões por mês. Neste número estavam desde os cento e vinte mil jornais diários dos metalúrgicos de São Bernardo até os três ou quatro mil boletins/jornais publicados semanalmente em centenas de sindicatos. Não se incluíam nesta estatística, publicações quizenais, mensais ou vezenquandárias.
É um volume enorme, se considerarmos que nesta data a "Gazeta de Sergipe", maior jornal daquele Estado, tinha uma tiragem estimada em dois mil exemplares/dia. Ou seja, os sindicatos da Central que quer fazer a disputa da hegemonia com a outra classe, tinham e têm um grande poder de fogo.
E essas armas clássicas, jornal e boletins, não são as únicas que o exército da CUT possui. Há uma enorme variedade de outros instrumentos que juntos, compõe uma mosaico completo. São cartilhas, livretos, folders, bonés, camisetas, faixas, bandeiras. A isso acrescentem-se centenas de carros de som, rádios comunitárias e horários comprados em rádios comerciais. Sem contar a língua de milhões de dirigentes sindicais, liberados a tempo integral, para difundir sua política.
Além disso inúmeros instrumentos que servem ativamente para comunicar uma política e que muitos sindicatos usam, conforme sua criatividade: de uma simples xerox de uma notícia de jornal a uma pequena peça de teatro na porta de uma fábrica ou de um banco.
Não entramos aqui na facilidade, muito pouco aproveitada, da comunicação imediata e riquíssima via internet, ou a ocupação de espaço na TV Comunitária.
Não dá, frente a esse quadro, para continuar com a atitude do derrotado, que acha que é inútil disputar, pois o outro lado é todo poderoso e nosso lado não tem nada. "Eles têm tudo e nós nada". Aí a disputa da hegemonia já se foi. Não há como fazê-la.
O primeiro passo para vencer qualquer disputa é acreditar que vai ser uma disputa. É possível ganhar.

Depois disso é analisar atentamente as condições necessárias para vencer a batalha.
Comunicação para disputar a hegemonia

Antes de tudo é preciso uma constatação incômoda e provocante. Onde estão os jornais de esquerda do Brasil? Há, em geral, respostas patéticas. Cada militante de esquerda aponta a publicação de seu partido e mostra: "tá aqui"! Boa essa. Um jornal que sai cada semana ou quinze dias ou as vezes cada dois ou três meses... se deus quiser. E suas tiragens são irrisórias, frente a um país continental de 170 milhões de habitantes.
Jornal-jornal, aquele diário, cadê? A verdade é trágica: o jornal de toda a esquerda é nada menos que a "Folha de São Paulo". De Manaus a Porto Alegre, todos os militantes de esquerda, sindicalistas ou não, vão procurar se informar neste jornal neoliberal de São Paulo. É esta "Folha" que defende o projeto total de FHC, com suas reformas neoliberais, que vai servir como única informação diária para toda a esquerda.
Essa é uma tragédia. Desde 1980 houve todo um ascenso de lutas: greves, ocupações, disputas eleitorias locais, administrações de esquerda, quase chegamos lá, à Presidência. Nasceu a Central Única dos Trabalhadores, centenas de deputados, vários governadores e senadores. E jornal? Continua a "Folha de São Paulo": o jornal de fina flor do neoliberalismo globalizado.
Como fazer a disputa da hegemonia com os inimigos de classe? Sem jornal, sem rádio, sem televisão. Fica difícil.
Seria impossível, se não houvesse alguma alternativa. Nestas duas últimas décadas a imprensa sindical tem tido o desafio de cobrir as faltas da imprensa/comunicação político-partidária inexistente. É um desafio enorme, compreendido por uns e desconhecido por muitos sindicatos.
Há várias condições para que a imprensa sindical passe a responder ao desafio de fazer a disputa de hegemonia à qual nos referimos.
1. Antes de tudo é preciso que os responsáveis, nos vários sindicatos, tenham clareza desta disputa. Mesmo sem substituir o papel dos vários partidos de esquerda, cada sindicato pode apontar, em cada ação, cada jornal ou boletim uma perspectiva de confronto global de classe.
Para isto é preciso que a pauta dos boletins, jornais ou programas de rádio saia do umbigo.
Ou melhor que saiba combinar os interesses imediatos dos trabalhadores com seus interesses históricos.
Combinar a negociação imposta pela empresa, sobre o horário, com a denúncia da flexibilização dos direitos. Ligar cada demissão com o combate a todo esse modelo econômico que gera milhões de desempregados. Denúncia desse modelo a ser derrubado nas ruas, nas praças, nas greves, e nas próximas eleições.
Ou seja, não se restringir a uma pauta corporativa, limitada. Para isso é só lembrar os estatutos de Central Única dos Trabalhadores que repetem duas vezes a necessidade da Central "lutar pelos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores".
2. Em segundo lugar é necessário ter uma preocupação obsessiva com a linguagem. Em geral a linguagem usada em boletins/jornais sindicais é uma linguagem incompreensível para o público ao qual se destina.
Tanto quanto o juridiquês, economês, psicologuês, informatiquês, há outra praga típica do meio sindical. É o sindicalês, primo legítimo do esquerdês e do politiquês.
O sindicalês é uma síntese entre todas as linguagens específicas com as quais o sindicalista entre em contato. O sindicalista, por necessidade de ofício, se relaciona com advogados, economistas, e com uma variedade grande de intelectuais: do psicólogo ao sociólogo. Nada de errado nisso. Só que sua linguagem acaba incorporando centenas de palavras próprias de todos estes contatos. A essas influências acrescentem-se umas naturais do meio sindical: o politiquês, da vivência política e mais especificamente o esquerdês dos meios de esquerda que freqüenta.
O resultado é que a linguagem do dirigente sindical muda.
Não haveria nada demais, se a linguagem do público-alvo da sua comunicação também tivesse mudado. Mas isso não ocorre.
Com isso temos a maioria dos boletins/jornais sindicais que são escritos numa linguagem absolutamente estranha para seus leitores. O mesmo vale para o discurso, feito num programa de rádio, num palanque ou num carro de som.
E aí fica impossível fazer a disputa da hegemonia. Não porque não haja idéias claras. Não porque não haja vontade, mas simplesmente porque a linguagem usada para se comunicar é inteligível para quem a escuta ou lê.
3. A terceira condição para que a disputa de hegemonia, através de nossa comunicação seja eficaz é que esta seja atrativa, diríamos comunicativa.
Se um boletim/jornal ou programa de rádio for de péssima qualidade, este será rejeitado automaticamente.
Não importa o conteúdo e nem a linguagem. Se a cara de um boletim / jornal for feia este será jogado ao chão automaticamente.
Este é todo um item que mereceria um tratamento a parte. Impossível falar dele em poucas linhas. Só vamos dar uma olhada numa das tantas inovações às quais a burguesia recorreu.
Todos os jornais do país , de três anos pra cá seguiram as pegadas da "Folha de São Paulo" e se modernizaram. A introdução mais visível é a mudança da cor total em todas páginas. Mas esta é apenas uma das mudanças. Há toda uma série de transformações que precisam ser analisadas e introduzidas na imprensa sindical. Sem isso ficaremos a ver navios. Não há opção. É como dar para alguém uma televisão em branco e preto. Seria algo ridículo. Impensável, hoje. Ou a comunicação sindical muda sua cara ou será uma velha TV, em preto e branco, que a vovó tinha no seu quartinho.
A comunicação sindical é uma arma poderosa para a batalha da hegemonia. Mas para isso há várias condições:
1. Que queira se fazer essa batalha

2. Que a pauta de nossa comunicação seja ampla: do micro ao macro

3. Que se usem todos os mil instrumentos possíveis para fazer esta disputa.

4. Que a linguagem desta disputa seja compreensível para quem queremos atingir.

5. Que a cara da nossa comunicação seja atrativa, agradável.

6. Sobretudo, após tudo isso, que se faça essa disputa. Todo dia, até a vitória!


Fragmento extraído do texto de Vito Gianotti

Fonte: www.piratininga.org.br