Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Participe do Plebiscito pela Anulação do Leilão da Vale do Rio doce


Na semana que inicia o mês de setembro, ocorrerá pelo país uma mobilização nacional popular organizada pela CUT, CMS, CNBB, CONAM, Marcha Mundial de Mulheres MMM, Brasil de Fato, Assembléia Popular/SP, Consulta Popular; Movimento Nacional pela Livre Moradia-MNLM,UNE, Comitê RJ; Comitê RS, Comitê MG; Comitê SP; Cáritas Brasileira; Grito dos Excluídos; Pastoral Operária e Pastorais Sociais/Cnbb; Metroviários; Sindipetro; Núcleo PT Vila Buarque; e outras entidades.
Será o plebiscito nacional para a anulação do Leilão da Empresa Vale do Rio Doce, o qual ocorreu de forma induzida durante o governo neoliberal de FHC. A estatal foi vendida por um preço inferior ao seu lucro de um semestre, 3,3 bilhões como ficou comprovado e foi denunciado na imprensa meses depois. Hoje está avaliada em 200 bilhões.
Até hoje a sociedade não engoliu esta atitude privatista que só visava encher os cofres para manter o câmbio do Plano Real de Fernando Henrique.
Haverá urnas em vários locais: escolas, sindicatos, clubes, prédios públicos de toda ordem.
Na Justiça Federal, Eleitoral e do Trabalho também haverá posto de votação, para garantir que os lugares com maior circulação de público possam participar do plebiscito.
Serão 5 perguntas que foram elaboradas pelas coordenações das entidades presentes:
1.- Em 1997, a companhia Vale do Rio Doce - patrimônio construído pelo povo brasileiro - foi fraudulentamente privatizada, ação que o governo e o poder judiciário podem anular. A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?

2. O governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?

3. Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até oito vezes mais que as grandes empresas?

4. Você concorda com uma reforma da previdência que retire direitos dos trabalhadores/as?

5. Você é a favor da prorrogação dos contratos dos pedágios nas estradas do RS?

Podem votar todas as pessoas a partir de 16 anos. Basta que informem o nome e apresentem algum documento (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Título do Eleitor) que será anotado numa folha de controle de presença. Os votantes abaixo de 16 anos podem votar, mas em urna separada.
A entrega dos resultados sobre a Anulação do Leilão da Cia. Vale do Rio Doce será realizada no dia 25 de setembro, com uma ampla comissão formada pelas entidades membros do Comitê Nacional da campanha. Entrega que seria precedida, no dia 24, de atos nos estados, cidades, em especial em Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, em frente à sedes da Vale, para somar força a entrega que será feita nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Durante o mês de agosto, é necessário intensificar a mobilização e fortalecer especialmente o trabalho educativo pedagógico em preparação ao plebiscito e a Semana da Pátria, na qual ocorrerá a coleta dos votos.