Pesquise aqui uma postagem do Blog Jornada Tripla

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Sindicatos CUTistas trabalham a formação de dirigentes






Escolasul da CUT - situada em Florianópolis, estado de Santa Catarina, é uma iniciativa da Central de agregar a beleza e a vocação natural da região para o turismo e o ensino direcionado à formação de dirigentes sindicais do Sul do país.
Diante de vários desafios propostos pelo quadro sócio-político em que vivemos, a Escola abriu o leque nesse segundo semestre de 2007 à formação básica de diretores eleitos em entidades sindicais nos mais diferenciados segmentos, que vão desde trabalhadores à frente na luta no porto de Rio Grande/RS, Telefônicos, Comerciários, Escolas, Indústria do Carvão, Bancários, Judiciário Federal e outros.
O primeiro módulo se deu com base na história político-sindical do Brasil, a partir da força de trabalho que se originou na mão de obra escrava até os dias de hoje, dialogando com o movimento e a organização dos trabalhadores em todo esse processo, no painel de Robetto Von der Osten, historiador e dirigente da FETEC.
A análise da economia e das teorias que hoje permeiam as decisões governamentais, no país e no mundo, também estiveram na pauta. Teóricos como Karl Marx e Adam Smith fizeram parte da análise do economista Antônio Pereira da Silva, professor universitário e dirigente da SEEB de Apucarana/PR.
Estratégias da Central e seu projeto de desenvolvimento para o Brasil foram debatidos nos grupos que contaram com a participação da dirigente do Sintrajufe, Cristina Lemos.
Os demais módulos estão previstos para os meses de agosto, setembro e outubro/2007, na sede da escola.
A necessidade do crescimento do entrosamento entre as categorias é que deu origem à Central de Trabalhadores. A construção, a defesa e a fiscalização do patrimômio político que hoje pertence aos trabalhadores é responsabilidade de todos nós.